O ano começa com a expectativa para o leilão de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata mineira. O Ministério dos Transportes marcou para 11 de abril o pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O trecho, que atualmente é gerido pela Via 040, passou a ser um dos mais perigosos de Minas Gerais. Em cinco anos, foram registradas mais de 300 mortes na região, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A previsão do Ministério dos Transportes é que o leilão assegure R$ 8,8 bilhões para investimentos em novas obras e serviços operacionais no trecho a ser concedido, que soma 231,7 quilômetros de extensão. Entre as melhorias previstas na concessão estão a duplicação de quase 164 quilômetros de pistas; implantação de 42 quilômetros de faixas adicionais;15 quilômetros de vias marginais; 18 retornos em nível; 34 correções de traçado; 14 quIlômetros de ciclovias; 57 pontos de ônibus; 11 passagens de fauna; 8 passarelas; Ponto de Parada de Descanso (PPD) para caminhoneiros.
O edital contempla ainda a implantação de tecnologias que incluem sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade; sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; circuito fechado de TV, com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela; e sistema de monitoramento meteorológico. A possibilidade de transição do sistema de cabine pela cobrança eletrônica por livre passagem (free flow) também está prevista.
Riscos na rodovia
As melhorias na BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora são esperadas há anos pelos motoristas. Dados da PRF mostram que o trecho é, atualmente, um dos mais perigosos do estado. Em cinco anos, foram 318 mortes registradas na região. Somente em 2023, entre janeiro e novembro, foram computados 665 acidentes, que deixaram 67 mortes e 876 feridos.