Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Mais de 1800 possíveis fraudes em aposentadorias foram identificadas em BH
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH

Mais de 1800 possíveis fraudes em aposentadorias foram identificadas em BH

A maior parte das irregularidades detectadas se deve ao cruzamento da base de dados do município com sistemas de outros entes


Por Redação

A Prefeitura de Belo Horizonte suspendeu cerca de 1.800 pagamentos irregulares de aposentadorias de ex-servidores e de pensões entre janeiro de 2017 e março deste ano, resultando em uma economia de quase R$ 81 milhões aos cofres municipais. 

A ação é resultado de um trabalho da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Assessoria de Inteligência Previdenciária, para ampliar e intensificar os mecanismos de controle que coíbem e identificam irregularidades no pagamento dos benefícios previdenciários. 

A maior parte das irregularidades detectadas se deve ao cruzamento da base de dados do município com sistemas de outros entes. O acordo firmado com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), por exemplo, possibilitou a identificação de 370 óbitos de beneficiários não informados tempestivamente pelos familiares, de 2021 a março deste ano. 

Para ampliar o procedimento de acesso aos dados, Belo Horizonte firmou contrato com a empresa Dataprev. Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura visualiza situações em que o beneficiário já está falecido, mas a família não comunicou o óbito para suspensão do pagamento, por exemplo.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais