Quem nunca emitiu um sonoro “uai” quando algo não saiu como o esperado? A expressão, pra lá de mineira, surpreendeu os usuários do transporte metropolitano na última semana ao aparecer nas novas catracas de ônibus.
Uma passageira registrou o aviso, que aparece quando ocorre alguma falha na leitura do cartão de passagem, e publicou nas redes sociais.
“Não, mas a catraca nova do metropolitano que quando não lê o cartão aparece escrito ‘UAI :( deu erro’. Como pode esse estado existir?”, escreveu ela.
Em contato com a 98, o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano) disse que a ideia da nova linguagem adotada nas catracas é gerar conexão com os passageiros.
O Consórcio Ótimo passou recentemente por uma migração para a nova bilhetagem eletrônica nos ônibus da região metropolitana de BH e as empresas aproveitaram para fazer essa adaptação.
“Desde novembro usamos, por exemplo, as cores vermelho e verde para indicar catraca travada ou liberada, tal qual ocorre na dinâmica de sinais de trânsito. Além disso, exploramos o uso de emojis e bolamos várias frases leves e divertidas para nos comunicarmos com quem está embarcando”, disse o sindicato.