Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Metade de Minas está com alerta de infestação do mosquito Aedes aegypti
Imagem: Fábio Marchetto/Agência Minas

Metade de Minas está com alerta de infestação do mosquito Aedes aegypti

Os dados são do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa)


Por João Henrique do Vale

O avanço das arboviroses segue sendo uma preocupação das autoridades de saúde em Minas Gerais. Dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa/LIA), divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), mostram que metade do território mineiro está com alerta de infestação do mosquito Aedes aegypti

Ao todo, 817 cidades mineiras enviaram dados para a SES. Destes, 373 (45,7%) municípios estão em situação de alerta e 64 (7,8%) permaneciam em situação de maior risco para a transmissão das doenças. Já 380 (46,5%) apresentaram o Índice de Infestação Predial pelo Aedes (IIP) igual ou menor que 0,9 e, por isso, receberam a classificação satisfatória, indicando que eles estão em situação de baixo risco de transmissão de arboviroses. 

O índice indica o percentual de imóveis que apresentaram recipientes infestados por larvas de Aedes, em relação ao total de imóveis que foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias (ACE). 

Casos aumentam 

A dengue segue fazendo vítimas em Minas Gerais. Em 15 dias, o estado confirmou mais 20 mortes em decorrência da doença transmitida pelo aedes Aegypti. Agora, já são 159 óbitos registrados no território mineiro somente nos últimos sete meses. A situação pode ser ainda pior. Estão sendo investigados os casos de 105 pessoas que perderam a vida com suspeita da enfermidade.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nessa segunda-feira. Minas Gerais já contabiliza 394.735 casos prováveis de dengue – que engloba os suspeitos e os confirmados. Deste total, 250.604 tiveram diagnóstico positivo.

Outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti, a Chikungunya, também segue se alastrando pelo território mineiro. Mais três mortes foram confirmadas em 15 dias, chegando a 32. Outras 15 estão sendo investigadas.

Em relação ao número de casos, já foram registrados 81.796 notificações, sendo 58.348 confirmadas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais