O Metrô de Belo Horizonte começa a receber melhorias em sua Linha 1 ainda em novembro. A Metrô BH, concessionária responsável pelo modal, antecipou para o dia 3 de novembro o início das obras de revitalização do meio de transporte. Anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (30), no site oficial da empresa.
Cronograma adianta em um mês as intervenções, que estavam previstas para começar em dezembro. A primeira etapa de obras inclui a renovação dos trilhos, troca de dormentes, da camada de pedra britada e melhoria da rede elétrica do sistema. A previsão é de que os trabalhos durem até março de 2024, para o trecho entre as estações Eldorado e Carlos Prates. A previsão é de que todas as obras de melhoria se encerrem em março de 2027 (veja o cronograma abaixo).
Ainda segundo a Metrô BH, a maior parte das obras acontecerá durante o período noturno e fins de semana, o que não impactará as viagens do modal.
“O usuário do metrô vai sentir os grandes benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, afirma o presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.
Confira o cronograma de melhorias do metrô
Março 2024 - conclusão de obras entre as Estações Eldorado e Carlos Prates (rede aérea) e Eldorado e Calafate (via permanente);
Março 2026 - Conclusão das obras de revitalização entre as Estações Eldorado e Vilarinho (rede aérea);
Março 2027 - Conclusão das obras de revitalização entre as Estações Eldorado e Vilarinho (via permanente).