Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas confirma mais uma morte por dengue em 2024
Imagem: Raul Santana / Fiocruz

Minas confirma mais uma morte por dengue em 2024

Em situação de emergência por causa do avanço da doença, estado tem média de mil casos por dia


Por João Henrique do Vale

Chega a sete o número de mortos em Minas Gerais em decorrência da dengue. Dados do painel de monitoramento das arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostram que, até esta segunda-feira, 62 óbitos ainda estão sendo investigados.

Ao todo, foram confirmados 39.282 casos em todo o território mineiro. A média é de 1.092 diagnóstico positivos para a enfermidade em 2024.

Os casos da Chikungunya também avançam por Minas Gerais. O número de pessoas infectadas saltou de 6.206 para 9.320. Uma pessoa perdeu a vida em decorrência da doença e outros sete óbitos estão sendo investigados.

Já está em operação o Centro de Emergência de Arboviroses de Minas Gerais, que é coordenado pela Secretaria de Saúde. O grupo será responsável por monitorar e gerir a situação de emergência no estado devido ao avanço da dengue e da Chikungunya. O decreto foi publicado no último sábado (27) e vai vigorar pelo prazo de 180 dias.

Barbacena decreta emergência

A Prefeitura de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, decretou situação de emergência em razão da infestação pelo mosquito aedes Aegypti. Seguundo a Administração Municipal, neste ano, apenas em janeiro foram registradas 169 notificações da doença, sendo 76 confirmações e um óbito suspeito.

O Executivo reforço ações de combate à dengue, como fiscalizações; visitas em residências, áreas abertas ou imóveis abandonados; limpeza em áreas públicas ou terrenos baldios; recolhimento de sucata ou outros materiais depositados em vias públicas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais