Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas Gerais já tem o maior número de casos prováveis de dengue da história
Imagem: Prefeitura de Tocantins / Divulgação

Minas Gerais já tem o maior número de casos prováveis de dengue da história

Com mais de 500 mil casos notificados pela doença, 2024 passou 2016 que tinha o posto do pior ano da dengue da história


Por João Henrique do Vale

Agora é oficial. Minas Gerais tem o pior ano da dengue em toda a sua história. Nesta quarta-feira, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado atingiu a marca de 535.071 casos prováveis da doença transmitida pelo aedes Aegypti. O número é maior do que as 521.047 notificações registradas em 2016, que detinha o recorde negativo.

Em 2024, até 13 de março, já são 194.164 casos confirmados de dengue. Setenta e uma pessoas perderam a vida em decorrência da doença. Ainda estão sendo investigados 324 óbitos. Em 2016, 435,4 mil casos foram confirmados e 281 mortes registradas.

O secretário estadual de Saúde , Fábio Baccheretti, afirma que já há uma tendência de queda no número de casos em Minas. “Já estamos iniciando a descida, mas isso não acontece de uma hora para outra. A expectativa é de duas a três semanas para a gente sentir uma redução dentro dos postos de saúde, dos hospitais, em especial, em BH”, declarou.

Mesmo com a alta no número de casos, a vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue segue abaixo do esperado em Minas. Apenas 24% das doses enviadas aos municípios foram aplicadas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais