Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas investiga 10 mortes por dengue e três por chikungunya em 2024
Imagem: Raul Santana / Fiocruz

Minas investiga 10 mortes por dengue e três por chikungunya em 2024

Secretaria de Estado de Saúde corrigiu informação e diz que não há nenhuma morte confirmada por arboviroses neste ano


Por João Henrique do Vale

Minas Gerais investiga as mortes de 10 pessoas em decorrência da dengue e outras três por chikungunya em 2024. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou, nesta segunda-feira, que não há nenhuma morte confirmada por arboviroses neste ano. A pasta corrigiu a informação publicada no boletim epidemiológico divulgado em 15 de janeiro.

Por meio de nota, a secretaria informou que, diferente do que foi divulgado no Boletim Epidemiológico das Arboviroses do dia 15 de janeiro de 2024, o óbito por chikungunya no município de Sete Lagoas ainda está em investigação e não foi confirmado. “Os óbitos com suspeita de arboviroses têm 60 dias, a partir da data de notificação, para serem investigados e encerrados, podendo a conclusão ser alterada neste período”, afirmou.

Minas Gerais está em alerta por causa da dengue. A cada dez minutos um caso da doença transmitida pelo mosquito aedes Aegypti foi confirmado em 2024. Em 15 dias, foram 3.983 infectados no território mineiro. Três mortes estão sendo investigadas.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 1.726 casos prováveis da doença, dos quais 1.223 foram confirmados.

Vacina

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil nesse fim de semana. O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais