Moradores de Belo Horizonte vão poder apresentar propostas para a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras, que fica no limite entre a capital mineira e Nova Lima, além das soluções de mobilidade e de preservação ambiental. A Prefeitura publicou, nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município (DOM), a convocação de uma audiência pública que será realizada em 12 de dezembro.
Segundo a administração municipal, o objetivo é recolher subsídios e contribuições da população e entidades interessadas acerca do projeto, chamado de Parque da Linha Férrea. O encontro está marcado para acontecer no Colégio Santo Agostinho, no Bairro Vale dos Cristais, em Nova Lima, a partir das 19h.
O projeto prevê a criação de áreas verdes urbanas em terrenos atualmente pertencentes à União, Proteção do patrimônio histórico, com destaque para a conservação da Linha Férrea do antigo Ramal Ferroviário de Águas Claras.
As duas prefeituras também vão buscar soluções de mobilidade compatíveis com a preservação ambiental, e firmaram o compromisso de não adensar a região.
As ações estão previstas em um Termo de Acordo Preliminar assinado entre as prefeituras das duas cidades, além do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, União, Municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Estado de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).