Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Morre, aos 86 anos, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli
Imagem: Reprodução

Morre, aos 86 anos, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

Considerado "o pai da Agricultura ", Paolinelli estava internado após complicações de uma cirurgia


Por Lucas Rage

Morreu, nesta quinta-feira (29), o ex-ministro da Agricultura, professor e engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli.

Mineiro de Bambuí, Paolinelli tinha 86 anos, e era considerado "o pai da Agricultura " no Brasil, chegando a ser indicado ao Prêmio Nobel em 2021, pelos trabalhos desenvolvidos em agricultura sustentável e cooperativismo no Brasil. 

O ex- ministro estava internado no Hospital Madre Teresa, devido a complicações decorrentes de uma cirurgia no fêmur. 

A morte de Alysson Paolinelli foi comunicada por familiares, em um grupo do condomínio onde morava.

"É com pesar que Informamos o falecimento do Sr. Alisson Paolinelli. O velório será no Palácio da Liberdade hoje a partir de 15:00h. até às 9:30h de amanhã [sexta-feira (30)]. O enterro será no Cemitério Parque da Colina amanhã [sexta] às 11:00h", informa a nota.

Legado na Agricultura

Paolinelli atuou como ministro da Agricultura durante o governo de Ernesto Geisel, de 1974 a 1979. Nesse período, modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado.

Em 2006, Paolinelli foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao "Nobel da Alimentação". Reconhecimento veio graças ao trabalho realizado em conjunto com o pesquisador Edson Lobato, da Embrapa, para ajudar a melhorar a qualidade e disponibilidade de alimentos no mundo . A dupla é creditada por transformar o Cerrado brasileiro, de uma região estéril a um dos celeiros mais produtivos do planeta.

Paolinelli foi ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades (1971-1974 | 1991-1994 | 1995-1998). 

Durante sua primeira gestão, idealizou e coordenou a implementação de uma nova matriz produtiva baseada em um modelo sustentável, unindo novas tecnologias a incentivos de políticas de crédito para estimular a modernização da agricultura mineira. 

Com essa política, transformou Minas Gerais no maior produtor de café do país, ao alavancar o desenvolvimento de plantações no Cerrado mineiro, por meio de novas técnicas de plantio desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com as Universidades Federais de Lavras e Viçosa.

Atuou ainda como Deputado Federal pelo estado, de 1997 a 1991.

Zema lamenta morte

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou a morte de Alysson Paolinelli.

"Perdemos hoje, dia 29 de junho, um grande mineiro. O ex-ministro Alisson Paolinelli. Com toda certeza ele foi um dos maiores nomes que a agricultura brasileira já teve.

E se o agro no Brasil é essa potência que alimenta quase todo o mundo, isso se deve em boa parte a ele. Tive a satisfação, o prazer de conviver e aprender muito com ele.

E o que eu posso desejar nesse momento é que descanse em paz.

Que o seu legado continue aqui alimentando bilhões de humanos. E que vai fazer muita falta", afirmou o governador.

Zema, que chegou a visitar Paolinello durante sua internação, no fim de semana, decretou luto de três dias no Estado. Deixou à disposição, ainda, as dependências do Palácio da Liberdade, para a realização do velório do ex-ministro.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais