Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. MPMG analisa representação contra etapa da Stock Car em BH
Imagem: Breno Pararo / PBH

MPMG analisa representação contra etapa da Stock Car em BH

A peça é assinada por duas deputadas e uma vereadora do PSOL


Por João Henrique do Vale

O Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai analisar uma representação contra a etapa da Stock Car em Belo Horizonte. A peça, assinada por duas deputadas e uma vereadora do PSOL, mostra preocupação com possíveis danos no ponto de vista urbanístico, ambiental, cultural, da mobilidade e da segurança viária no conjunto da Lagoa da Pampulha.

No documento, que a Rede 98 teve acesso, as deputadas Célia Xacriabá, Bella Gonçalves e a vereadora Iza Lourença, questionam o fato de que 73 árvores deverão ser suprimidas. “Mais de 11% do conjunto arbóreo do local e, dessas, 30 são ipês, dos quais 12 são Ipês amarelos que conforme Lei estadual, são de interesse comum, de preservação permanente e imune de corte”.

Como contrapartida do empreendimento, está previsto o plantio de aproximadamente 500 árvores na região da Pampulha.

As parlamentares também questionam a retirada de redutores de velocidade no entorno do Mineirão para a realização da prova. “A retirada ou supressão desses redutores pode ter consequências ambientais e de segurança significativas, aumentar a velocidade dos veículos aumenta o risco de atropelamentos de animais, bem como o potencial de acidentes envolvendo pedestres e outros usuários da via, além disso, o aumento da velocidade pode levar a uma maior degradação do ambiente circundante, sendo crucial reconhecer a importância dos redutores de velocidade na região da Lagoa da Pampulha”, argumentaram.

Na representação, as parlamentares solicitam que estudos de impactos urbanísticos, ambientais e patrimoniais sejam realizados. Além disso, solicitam que o licenciamento ambiental seja analisado pelo Conselhos Municipais de Política Urbana (COMPUR) e de Meio Ambiente e de Meio Ambiente (COMAM).

Solicitam, ainda, que o Grupo de Governança constituído pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) dê um parecer sobre a prova.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais