Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Não é só no Belvedere; obras e buracos fecham vias e complicam trânsito em BH
Imagem: Reprodução / BHTrans

Não é só no Belvedere; obras e buracos fecham vias e complicam trânsito em BH

Interdições acontecem em diferentes regiões de Belo Horizonte


Por João Henrique do Vale

Os motoristas se deparam, diariamente, em Belo Horizonte, com vias interditadas por buracos ou obras. Os obstáculos estão em avenidas com grande movimentação de veículos, como Cristiano Machado, Presidente Carlos Luz, e José Cândido da Silveira. Nestes trechos, longos congestionamentos são registrados, principalmente, em horários de pico.

Na Avenida Cristiano Machado, na Região Nordeste de Belo Horizonte, há obras sendo realizadas nos dois sentidos da via. Quem segue em direção ao Centro se depara com uma estrutura que ocupa duas faixas próximo a rua Dom Cabral, no Bairro Ipiranga. Na direção contrária, a interdição parcial é próximo ao Bairro Sagrada Família.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) está em curso uma obra de drenagem com implantação de adutora na Av. Cristiano Machado. Está sendo feito um ponto de escavação de túnel para executar a drenagem.

“No trecho da Avenida Cristiano Machado próximo da rua Dom Cabral, no Bairro Cidade Nova, a previsão é que os trabalhos durem aproximadamente três meses”, afirmou. O investimento para a obra é de R$ 4,3 milhões. O prazo previsto para a conclusão de todos os trabalhos é no segundo semestre de 2024.

Ainda na Região Nordeste, ouvintes relataram a Rede 98 que buracos interditam a Avenida José Cândido da Silveira, próximo a entrada para o Bairro Santa Inês, e na Rua Alberto Cintra, no encontro com a Avenida Cristiano Machado.

Bairro Caiçara

Na Região Noroeste de Belo Horizonte, a interdição acontece na Avenida Presidente Carlos Luz. Obras acontecem no viaduto que passa por cima do Anel Rodoviário, próximo ao Shopping Del Rey.

De acordo com a PBH, o elevado passa por intervenções em sua estrutura metálicas na parte inferior, pois existe uma vibração excessiva nas passarelas devido ao aumento de tráfego no local. “Na parte superior, está sendo demolida parte da laje de concreto, colocação de chumbamento químico com Grout de barras de aço para reforçar a sua estabilidade e, posteriormente, será aplicado uma camada de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado A Quente)”, explicou.

Além disso, estão sendo instalados muros de gabião nas ombreiras do viaduto (lado da UFMG), com a demolição das paredes de vedação e tratamento do talude e de toda estrutura de concreto armado. Os funcionários realizam, ainda, pintura acrílica e substituição de guarda-corpos existentes por metálicos.

As obras começaram em abril de 2023, com previsão de conclusão no primeiro semestre deste ano. A obra está sinalizada e executada nos horários de acordo com a orientação e aprovação definidos pela BHTRANS.

Na Região Oeste, um buraco se abriu na Rua Gilberto Corrêa e Castro e também interditou parte da via. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais