O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse que o governo federal "quer, até o final de 2026, estar com o programa Gás para Todos completamente concluído". A declaração foi concedida à Rádio 98. Há duas semanas, Silveira anunciou o Programa Gás para Todos, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo - GLP) para mais de 20 milhões de famílias brasileiras. Em Minas Gerais, a ideia é triplicar o número de famílias contempladas.
O ministro afirmou que a ideia do governo é importante para pessoas de baixa renda, que possuem pouca oportunidade no mercado de trabalho. "Tem três pontos que eu falo com o presidente Lula que são fundamentais no Brasil. Boa parte dessas pessoas que ganham renda per capita de até R$ 500 ou meio salário mínimo, não estão no mercado de trabalho porque estão em locais completamente isolados e sem condição de sobrevivência. Então, comida, energia e gás são o mínimo que o estado brasileiro tem que fazer para socorrer essas pessoas, até que nós tenhamos mecanismos de incluí-las no mercado de trabalho", ressaltou Silveira.
Atualmente, o Auxílio-Gás beneficia 5,6 milhões de famílias com um botijão de 13 kg a cada dois meses. Com o 'Gás para Todos', a ideia do governo é alcançar as 20,8 milhões de famílias que recebem o benefício do Bolsa Família. O investimento será gradual e poderá chegar até R$ 13,6 bilhões em 2026.
Em Minas Gerais, o benefício tem o objetivo de triplicar a quantidade de famílias contempladas. Atualmente o estado conta com 488 famílias beneficiadas com o Auxílio-Gás. Já 1,6 milhão recebem o Bolsa Família.