Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. “O mesário é o grande operário da democracia”, diz chefe de cartório da 246‎ª Zona Eleitoral, em Santa Luzia
Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

“O mesário é o grande operário da democracia”, diz chefe de cartório da 246‎ª Zona Eleitoral, em Santa Luzia

Edvano Lima foi o convidado do RockNews desta terça-feira (9)


Por Mateus Liberato

Os mesários para as eleições municipais de 2024 começaram a ser convocados, nesta terça-feira, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG). A expectativa é de que 210 mil pessoas atuem nos dias 6 e 27 de outubro. A convocação está sendo realizada por meio de mensagens no WhatsApp, e-mail, carta ou de forma presencial.

Os eleitores maiores de 18 anos e que estiveram regulares com a Justiça Eleitoral podem trabalhar como mesários. A exceção vale para autoridades; agentes policiais; servidores que ocupam cargos de confiança do Poder Executivo; candidatos a cargos eletivos; integrantes de federações partidárias ou diretórios que desempenham função executiva; e familiares de candidatos.

Edvano Lima, chefe de cartório da 246‎ª Zona Eleitoral, em Santa Luzia, foi o convidado do RockNews desta terça-feira (9) e deu mais detalhes sobre a convocação.

O mesário é o grande operário da democracia. Cada sessão eleitoral possui quatro integrantes. O presidente, o primeiro mesário, o segundo mesário e o secretário. Eles têm como missão principal receber o eleitor com tranquilidade, além de transmitir segurança e dar conforto aos eleitores, para que eles possam exercer os seus direitos”.

Assista a entrevista na íntegra:

Colunistas

Carregando...


Saiba mais