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Imagem: BTN / Reprodução

Obras para desafogar trânsito entre BH e Nova Lima seguem sem previsão de início

Projeto que envolve as prefeituras das duas cidades é analisado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF)


Por João Henrique do Vale

A tão esperada obra para desafogar o trânsito entre Belo Horizonte e Nova Lima, na região metropolitana, ainda não tem previsão de início. Anunciada em março pelas prefeituras das duas cidades, a intervenção segue sendo analisada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que é responsável pela liberação da licença ambiental. Enquanto isso, motoristas enfrentam congestionamentos diários na MG-030, BR-356, Avenida Nossa Senhora  do Carmo, e adjacências.

A primeira obra a ser iniciada é a construção de um viaduto no formato de “ferradura” que vai fazer a ligação entre a MG-030 e a BR-356, no sentido Belo Horizonte / Rio de Janeiro. A Prefeitura de Nova Lima, responsável pela intervenção, vai investir R$ 60 milhões. O projeto já está pronto e foi submetido a análise do IEF.

“A previsão para o início da obra dependerá da conclusão da análise do traçado e da obtenção da licença ambiental pelo IEF. Estamos empenhados em agilizar esses processos para iniciar a construção o mais breve possível. O tempo estimado para a execução da obra, após iniciada, é de cerca de 12 meses”, explicou a prefeitura.

Outra obra que será feita pela administração municipal é o alargamento da alça que liga a BR-356 à MG-030, em direção ao Centro de Nova Lima, e a adequação da largura do vão do pontilhão da linha férrea. Atualmente, o projeto executivo está sendo confeccionado e ainda será submetido à análise da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Essa etapa terá custo de R$ 40 milhões.

Ao todo, serão quatro grandes obras ao custo de R$ 250 milhões.

Responsabilidades da PBH

A solução para o trânsito na região passa também por obras em Belo Horizonte. A Prefeitura da capital mineira ficou responsável em fazer fará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere/Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes. A previsão é que as obras tenham início em julho deste ano.

Também deverá implantar um viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos da BR-356, no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, para a MG-030, na direção a Nova Lima, sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirma que os projetos e o processo licitatório estão em fase de revisão interna.

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