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Imagem: Adão de Souza/PBH

Parceria da PBH terá ação para atendimento de aposentados superendividados

Atendimento prioritário vai até o dia 11 de agosto


Por Prefeitura de BH

Aposentados e pensionistas residentes em Belo Horizonte terão atendimento prioritário até 11 de agosto no Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS). A ação é para atender aqueles com dívidas de empréstimos consignados, pessoais e de cartão de crédito que comprometam mais de 60% do benefício. O atendimento é feito de forma presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo de Atendimento ao Consumidor (NIACon), na Rua Gonçalves Dias, 2.051, Lourdes, e deve ser obrigatoriamente agendado pelos telefones 31 3768-1712 e 3768-1713, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O PAS é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Procon Municipal, Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Universidade FUMEC e Faculdade Milton Campos

O consumidor deverá entregar no NIACon a documentação obrigatória, que será informada no cadastro via telefone, e indicar quais são os credores e os valores das dívidas. Durante o atendimento, o consumidor será auxiliado por um funcionário do NIAcon para o preenchimento de formulário específico com seus dados pessoais e socioeconômicos.

Ana Paula de Almeida Castro, diretora do Procon Municipal, explica que o PAS auxilia os consumidores a reassumirem o controle financeiro. “Com organização, planejamento e renegociação com credores, os consumidores superindividados conseguem garantir que o pagamento das dívidas não comprometa mais o orçamento e o mínimo para as despesas básicas. O Programa também prevê atendimento psicológico dos consumidores e a realização de oficinas de educação financeira que trabalham a prevenção e o tratamento do superendividamento”, esclarece Ana Paula Castro.

 Documentos

 Para participar do Programa, é obrigatório que o consumidor apresente ao NIACon:

·    Identidade e CPF

·    Comprovante de residência

·    Comprovantes de todas as despesas recorrentes (luz, água, gás, remédios, plano de saúde, telefone, internet, tv, aluguel, condomínio, entre outras)

·    Comprovante de renda atualizado nos últimos 3 meses, incluindo quaisquer rendas complementares

·    Hiscon, se aposentado ou pensionista do INSS

·    Extratos bancários consolidados nos últimos 3 meses

·    Extratos de cartão de crédito nos últimos 3 meses

·    Declarações de IR, se não for isento, nos últimos 2 anos

·    Certidão de imóvel, se possuir mais de 1 imóvel

·    Documento do veículo, se possuir mais de 1 veículo

·    Extrato SPC/SERASA, se for o caso

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