O prefeito Fuad Noman apresentou, nesta segunda-feira (2), o Grupo de Gestão de Risco e Desastres (GGRD), responsável por acompanhar as ações da Prefeitura de Belo Horizonte durante todo o período chuvoso. Composto por técnicos e especialistas das secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Política Urbana, Segurança Pública e Governo, Urbel, Defesa Civil, SLU, Sudecap, BHTrans e Superintendência de Mobilidade (Sumob),a equipe terá a missão de monitorar os efeitos das chuvas na cidade e definir medidas emergenciais necessárias. "Como todos sabem, nós vamos enfrentar o período de chuvas, e nós queríamos mostrar exatamente o que vem sendo feito durante o período de seca, de prevenção de obras estruturantes. A prefeitura já gastou nesse período mais de R$ 1 bilhão em obras estruturantes, de contenção de enchentes e de eliminação de riscos geológicos", ressaltou Fuad.
O acompanhamento das chuvas, de acordo com a PBH, será multisetorial e feito diariamente no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), onde estão mais de 3 mil câmeras que permitem o monitoramento, em tempo real, de ocorrências rotineiras ou críticas relacionadas às chuvas, tais como alagamentos, enxurradas, inundações e quedas de árvores. Diante de situações de alerta, serão discutidas as linhas de ação, sempre com o foco no rápido atendimento das ocorrências de forma integrada e coordenada.
O poder executivo deve investir cerca de R$ 1 bilhão em ações de prevenção. Uma delas é um programa com mais de 300 obras por toda a cidade, capazes de evitar enchentes. São bacias capazes de reter 1 milhão de caixas d’água com 1.000 litros cada uma e intervenções em mais de 260 encostas para dar mais segurança e tranquilidade para famílias que vivem em áreas de risco.
Ainda no campo da prevenção, a Prefeitura tem um trabalho de limpeza urbana, com foco especial nos córregos da cidade, para impedir o assoreamento dos cursos d’água, diminuindo os riscos de enchentes, e emissão de alertas pela Defesa Civil, de forma que a população possa ser alertada sobre situações de perigo.