A Prefeitura de Belo Horizonte prepara um reajuste salarial para todos os servidores municipais a partir do próximo ano. A ideia é aumentar o salário em 8,04%. Vale ressaltar que no dia 21 de novembro, os funcionários da PBH anunciaram greve e reivindicaram reajuste salarial mais alto. De acordo com Ilda Alexandrina, coordenadora de organização sindical do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), na época foi oferecido um aumento de 5,92%, pago em duas parcelas.
No novo desenho foram apresentadas duas propostas de reajuste. A primeira é de 8,04% em 2024, sendo 4,03% em agosto, 1,822% em novembro e 2% em dezembro. Já a segunda proposta tem como ideia o pagamento de 5,92% em setembro e 2% em dezembro.
O prefeito Fuad Noman falou sobre o possível reajuste. “A valorização do servidor, somada ao curto prazo para aprovação da lei, nos motivaram a repensar alternativas para garantir o reajuste do servidor em 2024. No dia 23 de novembro já havíamos apresentado uma contraproposta, mas não avançamos nas negociações. Contudo, chegamos neste novo índice, para além de nosso limite orçamentário. Caso seja aceito, vamos reorganizar as contas para que não haja comprometimento orçamentário”, ressaltou Fuad.
Agora, a Prefeitura aguarda a posição dos servidores e dos sindicatos para regulamentar a proposta.