A Prefeitura de Belo Horizonte libera, na manhã desta sexta-feira (15), a alça do viaduto Waldomiro Lobo no sentido bairro Guarani. A nova alça tem 253 metros de extensão e duas faixas de tráfego. Ela faz parte das obras no encontro das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo.
De acordo com a PBH, o objetivo é aumentar a capacidade de tráfego da avenida Cristiano Machado e reduzir os congestionamentos frequentes. A ideia é que os bairros localizados nas regiões Norte, Pampulha e Venda Nova sejam diretamente beneficiados. Essa, vale lembrar, é a primeira etapa do conjunto de obras no local.
Além da alça, outras intervenções estão em andamento nas interseções da avenida Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Saramenha, visando eliminar semáforos. A ideia é reduzir os congestionamentos na área. Segundo o Executivo, o custo total do empreendimento é de cerda de R$ 104,8 milhões e deve ser finalizado no ano que vem.
“Com a finalização das obras, espera-se uma melhoria significativa no tráfego local, aumentando a segurança no trânsito e reduzindo o tempo de deslocamento entre as regiões Norte e o centro da cidade. As intervenções são consideradas uma das mais complexas em mobilidade urbana atualmente em execução no Brasil, prometendo transformar o traçado urbano e facilitar o dia a dia dos moradores”, explica Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.