Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Projeto de obras para desafogar trânsito entre BH e Nova Lima é reprovado
Imagem: BTN / Reprodução

Projeto de obras para desafogar trânsito entre BH e Nova Lima é reprovado

Previsão da Prefeitura de Nova Lima era iniciar as obras em junho; projeto vai passar por readequações


Por João Henrique do Vale

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) rejeitou o projeto da Prefeitura de Nova Lima para as obras viárias que tem o objetivo de desafogar o trânsito entre a cidade e Belo Horizonte. Agora, ajustes terão de ser feitos no programa para ele ser encaminhado novamente para análise. Devido ao imbróglio, as intervenções que estavam previstas para iniciar em junho não têm data para começar.

De acordo com o IEF, a Prefeitura de Nova Lima solicitou o desarquivamento do processo de intervenção em março deste ano. Porém, o processo foi indeferido, pois o projeto apresentava intervenções na área interna da Estação Ecológica do Cercadinho. “Dessa forma, a Prefeitura de Nova Lima foi orientada a apresentar novo processo, contendo as coordenadas das intervenções que planeja realizar para implantação da alça viária, para que o IEF possa verificar a interferência na Unidade de Conservação”, explicou o órgão ambiental.

O pedido é para a construção de um viaduto no formato de “ferradura” que vai fazer a ligação entre a MG-030 e a BR-356, no sentido Belo Horizonte / Rio de Janeiro. A Prefeitura de Nova Lima vai investir R$ 60 milhões.

Por meio de nota, a administração municipal afirma já está sendo providenciada adequação do projeto para implantação da obra da ferradura, “especialmente no que tange à compatibilidade das coordenadas das intervenções para implantação da alça viária no local, solicitadas pelo órgão estadual”. “A Prefeitura ressalta que está empenhada em agilizar os processos o mais breve possível. Uma vez iniciada, a estimativa é de cerca de 12 meses para execução da obra”, finalizou.

Responsabilidades da PBH

A solução para o trânsito na região passa também por obras em Belo Horizonte. A Prefeitura da capital mineira ficou responsável em fazer fará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere/Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes. A previsão é que as obras tenham início em julho deste ano.

Também deverá implantar um viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos da BR-356, no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, para a MG-030, na direção a Nova Lima, sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirma que os projetos e o processo licitatório estão em fase de revisão interna.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais