Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Protesto no entorno do Aeroporto Carlos Prates mobiliza Guarda Municipal
Imagem: Guarda Municipal / Divulgação

Protesto no entorno do Aeroporto Carlos Prates mobiliza Guarda Municipal

Integrantes da Pastoral Metropolitana dos Sem Casa fez protesto exigindo direito às moradias populares que devem ser construídas no local


Por Lucas Rage

A área no entorno do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, foi palco de um protesto na tarde desta quinta-feira (6).

Segundo a Guarda Municipal, cerca de 60 integrantes da Pastoral Metropolitana dos Sem Casa ocupou a Praça Tejó, em frente ao aeródromo. Grupo fez uma manifestação exigindo o direito a moradias populares no local — proposta é aventada pela Prefeitura de Belo Horizonte, que detém a custódia do espaço desde o fechamento do Aeroporto Carlos Prates, em 1º de abril.

Ainda segundo a Guarda Municipal, apesar da manifestação não houve tentativa de invasão ao aeroporto.

Prefeitura se posiciona

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu que o projeto de moradias populares é apreciado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O projeto, foi entregue pelo Executivo Municipal no dia 5 de junho (veja a nota abaixo).

"A Prefeitura esclarece, ainda, que entregou à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), no dia 5 de junho, a proposta de urbanização para a área de mais de 500 mil metros quadrados onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates, na região noroeste da capital. O documento será agora analisado pela SPU e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), próximo passo do processo para a transferência definitiva da área para o município.

Na reunião, realizada em Brasília, a assessora especial da Secretaria de Governo, Lídia Vasconcellos, e o subsecretário de Planejamento Urbano, Pedro Maciel, apresentaram ao secretário Lúcio de Andrade as propostas da Prefeitura, que incluem moradias populares, parque, centro esportivo, escola de ensino infantil e fundamental, centro de saúde e unidade de pronto atendimento (UPA)."

Colunistas

Carregando...


Saiba mais