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Imagem: CBTU / DIVULGAÇÃO

R$ 5,30: Semana começa com passagem mais cara no metrô de BH

Enquanto isso, projeto de lei que altera a remuneração das empresas de ônibus e vai fazer passagem ser reduzida segue em análise pelo prefeito Fuad Noman (PSD)


Por João Henrique do Vale

O reajuste da passagem do metrô que liga Belo Horizonte a Contagem, na região metropolitana, já está valendo. A tarifa passou de R$ 4,50 para R$ 5,30. Enquanto pagam mais caro para utilizar o modal, os usuários do transporte público da capital mineira seguem na expectativa para a redução do bilhete do ônibus. O projeto de lei que altera a remuneração das empresas de ônibus e vai fazer passagem voltar para R$ 4,50 segue em análise pelo prefeito Fuad Noman (PSD).  

De acordo com a Metrô BH, empresa responsável pelo modal, a atualização do valor está prevista no contrato de concessão e corresponde à inflação entre março de 2021 e março de 2023, período em que o preço da passagem permaneceu sem reajustes, sendo R$4,50. 

A empresa ressalta que melhorias estão previstas. Algumas delas já estão em andamento, como compra de novos trens equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e diversas atualizações tecnológicas de sistemas.

Passagem de ônibus 

Desde a última quarta-feira, o projeto de lei 538/2023, que autoriza o repasse de subsídio de R$ 512 milhões para as empresas de ônibus, está na mesa do prefeito Fuad Noman (PSD) para a sanção ou veto. 

O projeto foi aprovado em 2º turno, com 37 votos a favor e três contrários, na Câmara Municipal. Além do auxílio para as concessionárias, os parlamentares também deram o aval para o Poder Executivo a abrir créditos adicionais ao orçamento vigente até o limite de R$25,8 milhões para garantir a gratuidade do serviço de transporte público coletivo de passageiros por ônibus aos domingos e feriados.

Além disso, fixou o repasse de 10% do valor total que será concedido às empresas para o transporte suplementar da capital mineira. Com a aprovação, as empresas deverão cumprir alguns requisitos, como manutenção, limpeza e ar-condicionado em todos os ônibus. Será exigido, ainda, um aditivo de 10% nas viagens e 420 novos ônibus no sistema.

Também está previsto no projeto gratuidades para moradores de vilas e favelas; estudantes de Belo Horizonte (passe livre estudantil); pessoas que estão ativamente em busca de um emprego; pessoas em atendimento de saúde; e mulheres vítimas de violência doméstica.

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