A semana começa com a expectativa da concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Rio Doce, trecho conhecido como Rodovia da Morte. Neste segunda-feira, serão conhecidas as empresas interessadas em assumir a estrada. O leilão está marcado para acontecer na próxima quinta-feira.
Essa é a quinta tentativa de concessão da Rodovia da Morte, a segunda na atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Para tentar atrair as empresas, o Governo Federal fez mudanças no edital, tirando os lotes 8A e 8B, que ficam entre a capital mineira e Caeté, na Grande BH – trecho que será assumido pela União.
A previsão é de investimentos superiores a R$ 9 bilhões. Entre as melhorias na via, estão a conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e mais 106,44 km de duplicação de novos trechos, com o objetivo de ampliar a capacidade.
Também está prevista a implantação de quase 83 km de faixas adicionais, mais de 9 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna, uma rampa de escape, entre outras melhorias.
Estão previstas as construções de cinco praças de pedágios com tarifa chegando a R$ 15.