A prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou a volta do uso obrigatório de máscaras em serviços de saúde e locais fechados. A determinação ocorreu após o aumento de casos de Covid-19 no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo nota da prefeitura, a ideia é garantir a segurança da população. Ela informou ainda que o Sistema de Vigilância em Saúde de Santa Luzia está atento aos novos casos de Covid-19 e controla a situação da epidemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 1 e 15 de outubro, foram notificados 260 casos, sendo que 30 deles foram confirmados. Já entre os dias 16 e 27 de outubro, foram registrados 426 casos, sendo que 122 foram confirmados.
Casos e lugares em que o uso de máscara é obrigatório em Santa Luzia: equipamentos de saúde públicos e privados; pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com pessoas contaminadas; pessoas com quadro de resfriado os gripe; indivíduos não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto e imunossuprimidos.
A prefeitura do município ainda reforça a importância da vacinação e informa para a população que o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta. Aos sábados, a vacinação está disponível nos postos de saúde Caribé e São Geraldo, das 8h às 12h.