Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito já pode ser solicitada pelo celular em MG
Imagem: Marciano Menezes / Agência Minas

Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito já pode ser solicitada pelo celular em MG

Serviço passa a ser disponível para a população mineira


Por João Henrique do Vale

As segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, podem ser solicitadas pelo celular em Minas Gerais. O serviço está disponível no MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas.

A iniciativa é resultado da atuação conjunta da Seplag-MG e do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), responsável pelo serviço.

Na plataforma, a população também tem acesso ao serviço de pré-registro de nascimento, permitindo que os responsáveis antecipem o cadastro da criança antes do parto.

Além de fazer a solicitação do documento sem sair de casa, o solicitante também pode optar por recebê-lo em domicílio ou escolher um cartório mais próximo para fazer a retirada. Caso opte por receber em casa, há uma taxa de entrega.

Como solicitar

Para solicitar os documentos, é necessário fazer o download do aplicativo MG App, disponível nas versões Android e iOs, ou acessar o site www.cidadao.mg.gov.br e, em seguida, fazer o login por meio do gov.br.

No menu principal, estão as opções “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito”. Ao clicar, será possível “Emitir Certidão”, pesquisando pelo nome e município, bem como visualizar em “Minhas Certidões” as solicitações em andamento ou concluídas.

No caso do recém-nascido, o responsável irá acessar “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito” no MG App e selecionar a opção “Pré-Registro de Nascimento”, em que insere os dados da criança que está prestes a nascer. Após o parto, basta confirmar os dados em cartório para gerar a certidão de nascimento. Algumas maternidades em Minas já possuem um cartório em suas dependências e, com o serviço no aplicativo, o bebê já pode sair do hospital devidamente registrado.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais