O sistema de transporte público metropolitano de Belo Horizonte vai ganhar 600 novos ônibus. A aquisição é fruto de um acordo entre o Governo de Minas e o Ministério Público. A compra representa uma renovação de mais de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus, que opera 640 linhas.
As concessionárias do transporte público terão que adquirir os novos coletivos até o ano que vem, segundo o Governo de Minas.
O acordo, que será assinado na tarde desta segunda-feira, teve a intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Advocacia-Geral do Estado (AGE), junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).
Aumento de tarifa
As tarifas dos ônibus intermunicipais estão mais caras em Minas Gerais. Já está em vigor o aumento de 7,99% para as linhas que operam no asfalto e de 7,84% para as linhas que circulam em vias não pavimentadas. As novas tarifas, autorizadas pelo Executivo Estadual, não incluem taxas de embarque em rodoviárias e pedágios.
O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras.