Famílias mineiras que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), e até um salário mínimo mensal, que possuem um dos seus membros PcD (Pessoa com Deficiência) ou idosos maiores de 65 anos, podem ser contempladas com a tarifa social de água e esgoto da Copasa, a partir desta quinta-feira (12/12).
O desconto de 50% na taxa era ofertado apenas para usuários do Estado inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tinham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residiam em imóvel residencial.
Segundo a empresa, o benefício não é válido para todos os aposentados, pois é necessário estar enquadrado nas regras do BPC e com o cadastro atualizado no CadÚnico.
Atualmente, a tarifa é concedida para aproximadamente 630 mil famílias, e a perspectiva, de acordo com informações do Governo do Estado, é que o número de beneficiados aumente em cerca de 15 mil novos usuários cadastrados.
Para ser contemplado pela categoria de beneficiário, a família devem estar cadastrada nos CRAS do município de sua residência para se inscrever ou atualizar o cadastro no CadÚnico
A solicitação de inclusão na tarifa social pode ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento da Copasa ou no WhatsApp (31) 99770-7000. Em ambos, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais) de 8h às 12h. O atendimento também pode ser presencial nas agências de atendimento, de segunda a sexta-feira.