Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Tentativas de golpes virtuais aumentam neste final de ano em Minas Gerais
Imagem: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Tentativas de golpes virtuais aumentam neste final de ano em Minas Gerais

Dados da Polícia Civil mostram que mais de 42 mil golpes de estelionato virtual foram registrados, somente, de janeiro a setembro


Por João Henrique do Vale

"O golpe está aí, cai quem quer". Essa frase está cada vez mais comum no cotidiano das pessoas. Mas, fato é que os criminosos estão cada vez mais criativos e aproveitando momentos de fragilidade para conseguir atrair as vítimas. Neste final de ano, com o pagamento do 13° salário, do quinto dia útil e as compras de Natal, as tentativas de estelionato aumentaram.

A população deve ficar atenta para não ser fisgada pelas falsas ofertas tentadoras. Dados da Polícia Civil mostram que mais de 42 mil golpes de estelionato virtual foram registrados, somente, de janeiro a setembro, em uma média de 156 ocorrências por dia. Pesquisa Nacional divulgada pelo Instituto DataSenado aponta que 24% dos brasileiros foram vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses.

Nos últimos dias, moradores de Belo Horizonte têm relatado um aumento de ligações, de envio de mensagens SMS, por WhatsApp, e email, de tentativas de golpes. E os crimes são variados. Vão desde a falsa comunicação de cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma compra supostamente realizada e não paga, até questões ligadas a pensionistas e aposentados.

O promotor de Justiça Mauro Ellovitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), explica que falhas em sistemas e a tecnologia estão munindo os criminosos. “Realmente tem havido um aumento sensível do número de golpes cibernéticos em razão das novas facilidades que os criminosos têm encontrado. Como bancos de dados vazados, possibilidades de criação de números falsos, o uso da inteligência artificial para ajudar a elaborar esses golpes. Infelizmente, essa é uma realidade com a qual nós temos que nos adaptar e as forças de segurança pública têm que se preparar para enfrentar”, afirmou.

Alerta para a população

Algumas medidas podem ser tomadas pela população para evitar os golpes. “Nessa época de fim de ano existe um aumento das chamadas, da troca de mensagens entre parentes, e um aumento de promoções nas lojas. Os criminosos se aproveitam disso”, comenta Ellovich.

“A principal dica é que as pessoas não se deixem levar por urgências. Sempre verifiquem com quem estão conversando, façam a checagem se o contato é legítimo. Não clique em promoções que são enviadas por meio de redes sociais, vá sempre buscar os sites oficiais das lojas, e  o telefone que você já conhece do seu parente para evitar se tornar vítima”, finalizou.

Operação da PM

Em novembro, a Polícia Militar de Minas Gerais fez uma grande operação em todo o estado para coibir o estelionato digital. A ação, chamada de “Se deu dúvida, é golpe”, terminou com a prisão de 147 pessoas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais