Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. “Tínhamos o planejamento de ocupar o local de forma rápida”, disse Fuad Noman sobre área do Aeroporto Carlos Prates
Imagem: Mateus Liberato / Rede 98

“Tínhamos o planejamento de ocupar o local de forma rápida”, disse Fuad Noman sobre área do Aeroporto Carlos Prates

Prefeito assinou termos de cessão de terreno do antigo aeródromo nesta terça-feira (25)


Por Mateus Liberato

A Prefeitura de Belo Horizonte oficializou um novo projeto nesta terça-feira (25). O prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), e o secretário de Patrimônio da União (SPU), Lúcio Andrade, assinaram os termos de cessão de três áreas que pertenciam ao antigo Aeroporto Carlos Prates, no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste da cidade. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

No local serão construídas duas escolas do ensino infantil e fundamental, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de um Centro de Saúde. A expectativa é de que as obras da EMEI e do Centro de Saúde sejam iniciadas ainda em 2024. Já as construções da EMEF e da UPA ainda serão licitadas.

Os equipamentos de Saúde e Educação serão instalados em um terreno com área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. Eles serão construídos por meio de projeto de Parceria Público-Privada (PPP).

A previsão é de que a EMEI atenda crianças de 0 a 5 anos, com 223 vagas em período integral ou 440 em tempo parcial. Já a EMEF tem a expectativa de trazer 960 vagas para a região, em tempo parcial, do 1º ou 9º ano. O valor estimado para a implantação das escolas é de R$ 40,2 milhões.

Além dos três equipamentos, o Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira também será revitalizado. A área correspondente foi a primeira cedida pelo governo federal ao município. As obras tiveram início em março, sendo que as quadras e campo de futebol serão entregues em julho. O terreno é de 95,6 mil metros quadrados, cerca de 17% da área do aeroporto.

Durante entrevista coletiva, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman explicou detalhes da aprovação do novo projeto da PBH.

“Desde o ano passado temos lutado muito para fazer os equipamentos públicos naquela região tão carente de serviços. Logicamente, precisávamos da autorização da União. Ontem nós tivemos uma reunião com o Conselho das PPPs e aprovamos todos os equipamentos. Tínhamos o planejamento de ocupar o local de forma rápida”, ressaltou Fuad.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais