Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que o trânsito em Belo Horizonte é tão congestionado quanto o de São Paulo, a maior cidade da América Latina. Motoristas na capital mineira levam, em média, 57 minutos para percorrer 10 quilômetros em condições de tráfego intenso, o mesmo tempo registrado em São Paulo. Recife lidera o ranking com 58 minutos para a mesma distância.
Em situações de tráfego mais leve, o tempo necessário para percorrer 10 quilômetros em Belo Horizonte é de aproximadamente 28 minutos. Mesmo assim, a cidade está entre as piores do Brasil, superando apenas Curitiba e São Paulo, e empatando com Fortaleza. O cenário é especialmente crítico para os usuários de transporte público, que enfrentam um aumento no tempo de viagem durante o horário de pico.
A priorização do transporte individual em detrimento do transporte público é apontada como um dos fatores que agravam o congestionamento nas grandes capitais. Em Belo Horizonte, o número de passageiros de ônibus caiu 38% nos últimos dez anos, enquanto a migração para o uso de carros próprios e aplicativos de transporte continua a crescer. Fatores como a falta de conforto, a inflexibilidade dos horários e o longo tempo de viagem são as principais razões para a queda no uso do transporte coletivo.