Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. UFMG avalia que Pampulha é local inadequado para a Stock Car
Imagem: Gil Leonardi / Imprensa MG

UFMG avalia que Pampulha é local inadequado para a Stock Car

Posicionamento consta em nota à comunidade assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira


Por João Henrique do Vale

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se posicionou contrária a realização da etapa da Stock Car no entorno do Mineirão, na Pampulha. Em nota à comunidade, assinada pela reitoria, a instituição mostrou preocupação com o evento e afirmou que o local escolhido para a prova é inadequado.

A etapa Belo Horizonte da Stock Car está marcada para acontecer em agosto. O contrato prevê etapas nos próximos cinco anos na capital.

No comunicado, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, mostram preocupação com os impactos na vida das pessoas e nos animais que vivem na região da Pampulha.

“A instituição tem ciência de que os impactos do evento na UFMG serão enormes, afetando não apenas as unidades mais sensíveis, como a área hospitalar na qual se localiza o Hospital Veterinário, os biotérios de criação de animais, a Estação Ecológica e o Centro Esportivo Universitário, bem como todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de aspectos relacionados a acesso, desconforto, impacto ambiental, bem-estar dos animais e deslocamento das pessoas”, afirmaram.

A instituição também faz críticas ao corte de dezenas de árvores na região e destaca que as intervenções para a prova estão sendo feitas enquanto está em andamento um “incipiente debate público em torno dessa pauta”.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais