Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Vacina contra a dengue começa a ser aplicada a partir desta terça-feira em Belo Horizonte
Imagem: PBH / Divulgação

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada a partir desta terça-feira em Belo Horizonte

São convocados adolescentes de 10 e 11 anos para a vacinação


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte começa a vacinar, nesta terça-feira, as crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. O município recebeu do Ministério da Saúde cerca de 49,5 mil doses do imunizante. O quantitativo é destinado, especificamente, à aplicação de primeiras doses. Ao todo, são 24 mil pessoas em cada faixa etária.

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Para ampliar o acesso da população, o imunizante estará disponível nos 152 centros de saúde da capital, distribuídos nas nove regionais.

Os adolescentes devem ser acompanhados por pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente.

Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais