Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Vereadora de BH quer que prefeitura instale bebedouros públicos e distribua água a moradores em situação de rua
Imagem: Renato Cobucci

Vereadora de BH quer que prefeitura instale bebedouros públicos e distribua água a moradores em situação de rua

Medidas foram solicitadas devido ao calor intenso na cidade


Por João Henrique do Vale

A vereadora Iza Lourença (PSOL) encaminhou à Prefeitura de Belo Horizonte um ofício em que solicita a instalação de bebedouros públicos pela cidade para aliviar o calor dos moradores em situação de rua. A parlamentar também quer a instalação de equipamentos adaptados para os pets que vivem no município. Nessa segunda-feira, a capital mineira registrou 38,6°C, a maior temperatura de sua história. 

No documento, a vereadora reconhece que existem pontos de bebedouros públicos em Belo Horizonte. Porém, ressalta que “muitas vezes os bebedouros instalados em praças e parques estão desativados ou foram alvo de vandalismo”

“Nesse sentido reforçamos a sugestão de constante manutenção desses equipamentos. Além disso, sugere-se a instalação de bebedouros públicos em alguns pontos de maior concentração da população de rua. Na impossibilidade de instalação imediata dos bebedouros, devido a situação emergencial acima narrada, sugere-se que distribua água potável para essa população de outras formas, via convênio com a COPASA ou outra forma possível de garantia desse direito de maneira imediata”, afirmou. 

Em outro ofício, a vereadora Iza Lourença ressalta que a hidratação também é essencial para os cães e gatos. Por isso, sugere que sejam instalados, em pontos específicos da cidade, bebedouros para hidratar os pets. 

Ações da PBH 

A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que vem intensificando as ações para os moradores em situação de rua diante do forte calor que atinge a cidade. A Administração Municipal ressalta que a cidade conta com 85 bebedouros públicos nos parques municipais e Centros de Vigilância Agroecológica (Cevae). 

Somente na Região Centro-Sul de BH, onde se concentra o maior número de pessoas em situação de rua, a PBH afirma que são 34 bebedouros públicos. “Para garantir o banho e um refresco do calor, esse público pode procurar as unidades da Assistência Social: os quatro Centros Pop da cidade, abrigos e casas de passagem. Além do banho, os usuários têm acesso a sanitários, lavagem de roupas, lanche e água para beber”, disse. 

Colunistas

Carregando...

Saiba mais