Com o objetivo de manter o bem-estar dos animais do Jardim Zoológico de BH, na atual temporada de calor, os técnicos do Zoo preparam itens de enriquecimento ambiental que proporcionam um refresco nos dias de temperaturas elevadas.
Animais como elefante, gorilas, micos, saguís, macaco-prego e bugio recebem picolés feitos com suco, gelatina e pedaços de frutas, além de água de coco-verde; o leão e a onça-parda, blocos de gelo com pedaços de carne e sangue; enquanto as araras da Praça das Aves ganham frutas congeladas.
Os recintos do Zoo de BH também são planejados e ambientados de forma que os animais tenham opções de sombra para se abrigarem, barreiras visuais que funcionem tanto para conforto térmico quanto para o acústico, além de terem áreas específicas para o fornecimento de água limpa durante todo o dia, o que auxilia na hidratação. Além disso, também são utilizados sprays de água para umedecer alguns recintos, quando necessário.
Todas essas ações têm como objetivo aumentar as condições de conforto e bem-estar dos animais e, ainda, permitir que as espécies possam explorar seus recintos de uma maneira mais natural e espontânea mesmo no calor.