Comidas e bebidas típicas, brincadeiras, músicas, a tradicional quadrilha e muita alegria e diversão prometem animar a 2ª edição do Arraiá da Liberdade. A festa ocorrerá de 25 a 27 de julho no Palácio das Artes, com entrada gratuita. Este evento faz parte do Minas Junina, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com apoio da Fundação Clovis Salgado (FCS) e patrocínio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
O Arraiá da Liberdade integra a programação do Palco Aberto, um projeto do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). O evento busca criar um ambiente de diálogo entre estudantes e artistas de diversas áreas em um espaço ao ar livre, nos jardins do Palácio das Artes. A celebração destacará a mineiridade e tradições populares, com decoração típica e iluminação exclusiva, valorizando as raízes culturais e fortalecendo o calendário anual de eventos da cidade.
A programação começa na quinta-feira (25) às 18h com a quadrilha Dú Tadeu, seguida do Trio Lampião e DJ Bruna Castro. Na sexta-feira (26), a quadrilha Sangê de Minas e a banda Xote das Meninas animam a festa, seguidos do trio Manacá da Serra e das quadrilhas Sertão Dourado e Arraiá Du Sagrado, encerrando com a DJ Naty Nonato. No sábado (27), a festa inicia às 15h com a quadrilha Alvorecer Junino, seguida de Pipoca Doce, apresentações culinárias com o chef Márcio Almeida, e shows de Aline Calixto, Wilson Dias, e DJ Fred Lavorato. Os participantes poderão desfrutar de delícias gastronômicas tradicionais das festividades juninas.