Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Chrystian, cantor sertanejo da dupla com Ralf morre em São Paulo aos 67 anos
Imagem: Reprodução/Redes Sociais/Instagram

Chrystian, cantor sertanejo da dupla com Ralf morre em São Paulo aos 67 anos

Artista foi internado em São Paulo nesta quarta-feira (19) após passar mal e cancelou apresentação que faria no próximo fim de semana


Por Vinícius Silveira

O cantor Chrystian, famoso pela dupla Chrystian e Ralf, morreu na noite desta quarta-feira, 19, aos 67 anos. O artista havia sido internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, durante a manhã de ontem (19) quando a assessoria dele divulgou o cancelamento de um show marcado para o próximo dia 22, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Não foram divulgados detalhes sobre o diagnóstico.

"Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil (...) Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou", disse a família em nota de falecimento publicada nas redes sociais do artista durante a noite.

No comunicado oficial publicado pela assessoria ontem (19) pela manhã, a equipe preservou maiores detalhes, porém afirmou que Chrystian foi diagnosticado recentemente com uma condição médica que exigia repouso imediato e tratamento especializado. Mas que estava "seguindo todas as recomendações médicas".

Em fevereiro deste ano, Chrystian já havia sido internado para um transplante de rim, no Hospital do Rim. O rim foi doado pela por sua esposa, Key Vieira, mas a cirurgia foi adiada para o final do ano após a necessidade de um cateterismo durante os exames pré-operatórios.

Início de carreira e sucesso cantando em inglês

Batizado José Pereira da Silva Neto, Chrystian começou a carreira ainda criança, participando do programa "Clube do Anhanguera Mirim", com Magda Lopes. O sucesso resultou em uma atração só sua chamado "Pinguinho de Gente", na na mesma emissora. Na ocasião, recebeu em seu programa Roberto Carlos, que na época estava lançando o sucesso "O Calhambeque".

De acordo com Chrystian em entrevista ao podcast "Ticaracaticast", Roberto Carlos conversou com o pai dele, exaltando o talento do menino e que ele deveria viajar para São Paulo. O pai de Chrystian ouviu o conselho, e se mudou com Chrystian e Ralf para a capital paulista.

Nos primeiros anos, Chrystian chegou a gravar um compacto com o nome de Zezinho pela gravadora Continental. No final da década de 1960, após várias idas a TV Bandeirantes e sem conseguir se apresentar, o cantor se apresentou no programa de Vicente Leporace e foi contratado pela emissora, participando, também, do programa Mini Guarda, com jovens cantores que interpretavam as músicas da Jovem Guarda.

Em 1973, o então Zezinho conquistou sucesso, porém, cantando em inglês. O cantor foi chamado para gravar a música "Please Don't Say Goodbye", para ser tema da novela "Cavalo de Aço", na Rede Globo. No entanto, por cantar em outra língua, teve que mudar seu nome para Chrystian e não poderia se apresentar em TV's ou fazer shows. Outros cantores como Fábio Junior (Mark Davis) e Jessé (Tony Stevens) também participaram deste movimento.

Pouco tempo depois, Chrystian já participava de programas de TV, cantando em inglês, e emplacou outros temas de novelas, fazendo sucesso com as canções "Tears", "More Than You Know", "Lies", "Sorrows", "Everywhere", entre outros, atingindo reconhecimento nacional e até internacional.

Dupla com Ralf

Ainda criança, Chrystian já cantava com Ralf, chegando a gravar trabalhos com os nomes "Os Pássaros" e "Charles e Ralf", sem chegar ao sucesso esperado. Enquanto o primeiro fazia sucesso cantando em inglês, o segundo também embarcava no mesmo caminho, além de fazer coro em gravações de grandes cantores como Rita Lee e Roberto Carlos.

Contudo, em 1982, durante as gravações de um LP do cantor Gilliard, Chrystian e Ralf cantaram músicas sertanejas nos estúdios da gravadora RGE. Foram vistos por um diretor da companhia, que topou gravar a dupla. No ano seguintes, saiu o primeiro álbum, que chegou ao sucesso com "Quebradas da Noite". No disco, os cantores gravaram músicas históricas do sertanejo. Em 1985, regravaram "Amargurado", com Tião Carreiro.

Em 1986, deixaram a RGE e assinaram com a gravadora Chantecler. Logo no primeiro LP, emplacaram disco de ouro com "Chora Peito". No ano seguinte, "Ausência" foi muito tocada nas rádios do país. Em 1988, com a canção "Saudade", foram os primeiros sertanejos a emplacar uma música como tema de novela na Rede Globo, na novela "Pacto de Sangue".

Posteriormente, fizeram sucesso com as músicas "Nova York", "Cheiro de Shampoo", "O que tiver que vir virá". Em 1996, gravaram com Agnaldo Rayol a canção "Mia Gioconda", que estourou no país inteiro, sendo tema do personagem Geremias Berdinazzi na novela "O Rei do Gado", da Rede Globo. Em 1998, gravaram o primeiro projeto em formato acústico, destacando-se a canção "Sensível Demais".

No ano seguinte, a dupla se separou, retomando os trabalhos em 2001, seguindo até 2021, quando se separaram novamente, e de forma definitiva. Tanto Chrystian quanto Ralf seguiram carreira solo, lançando trabalhos e turnês pelo Brasil.

Chrystian deixa um legado de reconhecimento como um dos maiores cantores da música popular brasileira, que mesmo sendo um "segundeiro" de primeira, aquele faz segunda voz em dupla, atingia notas e interpretava como vocal principal. Seu talento será lembrado para sempre.

com informações de Estadão Conteúdo

Colunistas

Carregando...


Saiba mais