Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Exposições de Grada Kilomba e Paulo Nazareth em cartaz no Inhotim
Imagem: Ana Clara Martins/Instituto Inhotim

Exposições de Grada Kilomba e Paulo Nazareth em cartaz no Inhotim

Mostras individuais dos artistas acontecem nas Galerias Galpão e Praça, respectivamente


Por Júnior de Castro

O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina e Jardim Botânico, está em cartaz com duas exposições individuais e uma mostra coletiva.

Grada Kilomba apresenta, pela primeira vez no Brasil, a sua obra O Barco I The Boat (2021), enquanto Paulo Nazareth expõe Esconjuro (2024), com trabalhos inéditos, novos arranjos e releituras de suas obras. E a mostra coletiva Ensaios sobre paisagem (2024) traz trabalhos de Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia.

As exposições individuais são apresentadas nos espaços da Galeria Galpão e da Galeria Praça, respectivamente, e a mostra coletiva está na Galeria Lago.

O Barco | The Boat (2021)

Apresentada pela primeira vez no Brasil, O Barco | The Boat (2021) é uma obra escultórica, performática e poética de Grada Kilomba, que dispõe 134 blocos de madeira queimada em uma área de mais de 220m², estendendo-se por 32 metros de comprimento. A peça desenha minuciosamente a silhueta do fundo de uma grande embarcação, revelando a arqueologia do espaço criado no fundo dos barcos para acomodar os corpos de milhões de pessoas africanas escravizadas.

Crédito: Brendon Campos

Esconjuro

Partindo das relações entre história, território e deslocamentos, a exposição reflete o tempo-espaço conjugados em quatro estações: outono e primavera em 2024 e verão e inverno no ano de 2025, confirmando a obra do artista como uma presença viva e dinâmica ao longo de 18 meses no Instituto Inhotim.

A partir da Galeria Praça e ocupando também outros espaços do Inhotim, a primeira configuração de Esconjuro é composta por obras que apontam diversas maneiras de se relacionar com a terra, seus ciclos e as transformações que suscitam no meio ambiente. Mas também indicam as práticas de exploração e disputa historicamente conhecidas no território.

Ao longo dos seus meses a exposição será modificada três vezes, em ações chamadas reformas. Cada uma dessas reformas será baseada na troca e no reposicionamento de obras na galeria, assim como a inclusão de trabalhos nas áreas externas do Inhotim. Essas reformas vão resultar em quatro versões diferentes da mesma exposição, sendo cada uma delas relacionada a uma estação do ano.

Crédito: Icaro Moreno

Ensaios sobre paisagem

Ensaios sobre paisagem apresenta artistas que amplificam as discussões sobre a natureza em suas diversas práticas artísticas. Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia investigam, assim, esses enunciados de distintas maneiras e materialidades. Engajada em uma pauta global que tem se dedicado, cada vez mais, às discussões, à pesquisa e aos efeitos das mudanças climáticas que se mostram irreversíveis, a arte ressignifica a paisagem em obras que lidam com essas questões de modo expansivo.

Créditos: Ícaro Moreno

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Inteira: R$ 50,00 | Meia-entrada*: R$ 25,00.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras

Colunistas

Carregando...


Saiba mais