Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Parada LGBTQIA+: diversidade, orgulho, resistência
Imagem: Divulgação / @cellosmg

Parada LGBTQIA+: diversidade, orgulho, resistência

A 24ª edição do evento reuniu mais de 200 mil pessoas pelas ruas do centro de Belo Horizonte


Jackeline Oliveira

Entretenimento

Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Fumec; social media na Rede 98


As ruas do centro de BH nesse domingo amanheceram com muito brilho e cores, com o tema “Democracia: Liberdade e direitos para todes”, a 24ª edição da Parada LGBTQIA+ lotou as ruas da cidade com mais de 200 mil pessoas que lutam e manifestam diariamente por seus direitos e existência.

O ponto de encontro foi na Praça da Estação, onde mais de 50 atrações animaram o público com shows de artistas locais e da região metropolitana, grupos de dança, drag queens, manifestações políticas e institucionais de aliados da comunidade. Próximo do fim da tarde os trios elétricos assumiram a animação da festa que seguiu em direção à rua Guaicurus.

“Ocupar o território [durante a parada] é um ato simbólico. A gente compreende que ela tem um percurso de caráter central porque precisa ocupar as vias públicas”, diz a diretora de Políticas para a População LGBT da PBH, Gisella Lima.

Além de muita música, dança e alegria, o público não deixou de lado o objetivo principal da parada e durante todo o tempo gritavam palavras de ordem pedindo por respeito e inclusão, transformando BH em um grande palco para vozes e historias que clamam e precisam ser ouvidas. 

O evento terminou na Praça Raul Soares e contou ainda com a presença do Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), além dos parlamentares Bella Gonçalves (PSOL), Célia Xacriabá (PSOL), Dandara Tonantzin (PT), Iza Lourença (PSOL), Gabriel (Sem partido), Cida Falabela (PSOL), Rogério Correia (PT) e Pedro Patrus (PT). 

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais