O Prêmio Cumbucca de Gastronomia, iniciativa que se propõe a fazer um amplo levantamento do cenário gastronômico de Belo Horizonte e interior, está com votação aberta para júris popular e especializado até 24 de outubro. Potência nacional do turismo gastronômico, BH vai ser palco da mobilização de consumidores e especialistas, que vão eleger os destaques do ano no setor, envolvendo profissionais, empreendimentos, produtos e iniciativas.
O júri especializado ainda vai apontar preferências em categorias como ícone de BH, estufa, fora da rota e PF. Ações que prezam pela equidade também vão ser contempladas na categoria “diversidade”, além de melhor chef mulher. Ao todo, vão ser premiadas iniciativas, pessoas e estabelecimentos em 50 categorias.
Para Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, Belo Horizonte é uma capital gastronômica, e Minas Gerais é um dos estados onde se come melhor no Brasil. "Esse potencial é incalculável. Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”, ressalta.
Votação do público e categorias inéditas
O público vai poder votar na maior parte das 50 categorias, até 24 de outubro, pelo site Cumbucca. Já a grande noite de premiação ocorre em 21 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Guia Cumbucca
Além de celebrar e homenagear os melhores, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia vai promover a publicação do Guia Cumbucca, com uma lista dos "100 lugares que você precisa conhecer em BH" nas versões impressa e digital.