Interessados em desfilar pelas ruas no Carnaval de BH 2024 têm até hoje para fazer o cadastro do bloco carnavalesco no site eventosbh.pbh.gov.br.Inscrições se iniciaram em 17 de outubro, e são gratuitas. Objetivo é possibilitar à Prefeitura de BH a elaboração de um escopo para a edição do ano que vem da folia.
Os blocos interessados devem inserir as principais informações sobre os desfiles, como data, horário, trajeto e tipo de equipamento de som que será utilizado. O passo a passo para a inscrição está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Somente os blocos que se inscreverem poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro, que prevê a cessão de verbas para os participantes do Carnaval 2024. O edital ainda não tem data para ser publicado.
Blocos estreantes poderão cadastrar somente um desfile para a edição do carnaval do ano que vem. Já os blocos que desfilaram em outras edições poderão cadastrar até dois cortejos por bloco de rua. Entre os requisitos para o cadastro estão o tempo limite de seis horas para cada desfile e a definição do trajeto dos cotejos, que deverão evitar áreas de segurança e com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da PBH, áreas hospitalares e de segurança militar, entre outras (baixe o guia para os Blocos de Rua).
Sobre o Carnaval 2024
Realizado entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro, o Carnaval de BH 2024 terá o desafio de se manter como uma das maiores folias carnavalescas do país. “Este ano, conseguimos oferecer aos moradores e turistas um carnaval limpo, seguro, inclusivo, confortável e com mobilidade. Nosso objetivo é seguir nesse caminho, entregando uma festa ainda melhor em 2024. E para isso, é preciso um planejamento antecipado e detalhado da logística”, explica Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Carnaval 2024
A edição do próximo ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 27 de janeiro a 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.