Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Caixa reduz taxa de financiamento imobiliário a partir de 1º de novembro
Imagem: Divulgação Caixa

Caixa reduz taxa de financiamento imobiliário a partir de 1º de novembro

Teto do financiamento passa a ser de 70% do valor do imóvel


Por Marcelle Fernandes

O sonho da casa própria passa a custar mais a partir de 1º de novembro, com a mudança das regras para financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal.

Agora, o teto do financiamento da Caixa passa a ser de 70% do valor do imóvel, ou seja, a cota de entrada que era de 20% do valor do imóvel passa a ser de 30% de entrada. Na prática, o interessado precisará ter uma maior reserva financeira para dar a entrada no imóvel.

A nova regra é válida para quem financiou um imóvel pelo Sistema de Amortização de Constante (SAC), em que o valor das prestações diminui com o passar do tempo. Já a cota de financiamento via Sistema Price, que atua com parcelas fixas, muda de 70% para 50% do valor do imóvel.

A Caixa também limitou o teto do valor de compra e venda ou de construção de imóveis a R$ 1,5 milhão pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Em nota, além de informar que as novas regras não se aplicam às unidades habitacionais vinculadas a empreendimentos em que a Caixa financia diretamente a construção, o banco justificou que as mudanças irão ocorrer em razão do estouro no orçamento aprovado para 2024. Em contrapartida, a instituição teria que aumentar os juros cobrados.

“A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e Governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela CAIXA, mas também pelos demais agentes do mercado”, disse em nota.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais