Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. CDL/BH critica terceiro aumento consecutivo da taxa Selic
Imagem: CDL/BH / Divulgação

CDL/BH critica terceiro aumento consecutivo da taxa Selic

Copom elevou para 12,25% a taxa de juros no Brasil


Por João Henrique do Vale

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) criticou o terceiro aumento consecutivo da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom), anunciado nessa quarta-feira. A alta na taxa básica de juros do país, segundo a entidade, traz preocupação para a continuidade do bom desempenho da economia.

Segundo a CDL/BH, o aumento da taxa Selic impacta o setor de comércio e serviços com a restrição de crédito, a redução do poder de compra dos consumidores, uma menor demanda por bens e serviços e custos operacionais mais altos para as empresas.

"Com juros altos, os consumidores tendem a reduzir gastos com itens não essenciais, o que pode levar a uma queda nas vendas no varejo e em serviços relacionados. Para as empresas, especialmente aquelas que dependem de financiamentos para expansão ou operações, o custo elevado do crédito pode limitar investimentos e aumentar os preços dos produtos e serviços para cobrir despesas adicionais, agravando a desaceleração da demanda ", analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais