A empresa de energia Asja vai investir R$ 152 milhões para a construção de uma planta de alta tecnologia em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na unidade, pretende transformar resíduos urbanos em biometano. O anúncio foi feito nesta terça-feira na Itália durante visita da comitiva do Governo de Minas.
Com o investimento, a produção prevista é de 80 mil metros cúbicos diários do ptofuyo, além da geração de 24 empregos permanentes. O biometano é um gás natural renovável, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. O produto, mais sustentável, auxilia na descarbonização da economia no estado.
O governador Romeu Zema (Novo) ressaltou a importância do investimento no estado. “É com imensa satisfação que recebemos a notícia de que o Grupo Asja vai instalar uma usina de biometano em Sabará. Fomos o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha ‘Race To Zero’, para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa até 2050. Certamente, a usina da Asja vai contribuir muito com esse processo, pois vai reduzir o impacto dos resíduos no meio ambiente e ainda oferecer o gás para outras empresas, que também vão descarbonizar suas atividades", destacou.
De acordo com a empresa, a planta de Biometano em Sabará fará a produção com alta tecnologia e dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir do biogás gerado da decomposição da fração orgânica dos resíduos sólidos do aterro, operado pelo Grupo Vital, que é parceiro no projeto. O processo consiste no tratamento e purificação do biogás, elevando o poder calorífico, tornando-o semelhante ao gás natural, com a grande vantagem de ser um biocombustível altamente eficiente e de baixo impacto ambiental.