Belo Horizonte receberá pela primeira vez o Expo Favela Minas, que acontecerá de 15 a 16 de setembro no SEBRAE Minas. O evento promove uma feira de negócios envolvendo empreendedores e startups nas favelas. A programação contempla ainda palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.
O objetivo da Expo Favela Minas é dar visibilidade para empreendedores das comunidades. O evento ainda proporciona a possibilidade de negócios para grandes empresas que se preocupam com a promoção da igualdade social, apoiem novas iniciativas nas periferias.
Minas Gerais conta com quase 2 milhões de empreendedores e cerca de 1.250 de startups que movimentam mais de R$84 bilhões anualmente. Parte desses números estão concentrados nas favelas e periferias do estado, só em BH e Região Metropolitana são mais de 732 favelas, aglomerados e quilombos que fazem parte da economia de Minas.
Marciele Delduque, Diretora da Expo Favela Minas, destaca a importância de trazer o evento pela primeira vez ao estado. “A Expo Favela Innovation São Paulo em 2023 foi um sucesso, e teve a transnacionalidade de 20 milhões de reais diretos e indiretos. A expectativa para o ano de 2024 é de 30 milhões de reais. E a Expo Favela Innovation Minas está vindo com toda força! Nesta primeira edição estamos planejando 150 expositores e Startups, com a expectativa de público de 3 mil pessoas por dia”, afirma.
A Expo Favela Minas Gerais tem o objetivo de ser também o 1° Evento no estado a obter a Certificação Lixo Zero do Instituto.