Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. "Governo Federal tem falhado com o agricultor", diz Mateus Simões
Imagem: Rede 98

"Governo Federal tem falhado com o agricultor", diz Mateus Simões

Vice-governador esteve nesta segunda (10) no evento de divulgação do PIB do Agronegócio de Minas Gerais – 2023


Por Júnior de Castro

Nesta segunda-feira (10) ocorreu o evento de divulgação do PIB do Agronegócio de Minas Gerais – 2023. O vice-governador, Professor Mateus, presente na solenidade, criticou o Governo Federal que, segundo ele, falhou com o agricultor nos últimos meses. "Com relação ao leite, e esse é um drama para 100% das cidades de Minas Gerais, todas as cidades do Estado, com exceção de Belo Horizonte, talvez, produzem leite de alguma forma, a falha é muito óbvia. Nós estamos importando o produto da Argentina e Uruguai sem nenhum tipo de trava colocada. O leite é subsidiado nos países de origem e isso está quebrando nossos pequenos produtores", disse.

"O grande produtor de leite se reorganiza, mas estamos "matando" os donos de 10, 15 vacas que tiram leite para manter sua família e que tá tendo que vender abaixo do preço de custo por conta da importação do leite da Argentina e do Uruguai", completou.

Ainda de acordo com Simões, Minas Gerais já tem tirado todos os benefícios fiscais em relação aos laticínios que estão importando o leite. Foram anunciadas medidas protetivas relativas à importação de leite em pó, com a retirada de empresas do Regime Especial de Tributação.

Mateus criticou, ainda, a postura da gestão do presidente Lula para com o setor diante da tragédia climática do Rio Grande do Sul. "O Governo Federal não está errando só com Minas Gerais. Semana passada tivemos dois exemplos claros: uma medida provisória que faz com que a gente leve prejuízos bilionários para os setores de carnes e grãos com a reoneração através de PIS e Cofins dos exportadores; e esse leilão "horroroso" do arroz que foi feito, prejudicando os produtores do Rio Grande do Sul", finalizou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais