A inflação no Brasil teve uma redução para as famílias de baixa renda este mês. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta segunda-feira (16/12), que a inflação teve uma alta de apenas 0,26% para as famílias mais pobres, em comparação com o aumento de 0,75% em Outubro.
Mesmo com a alta no preço dos alimentos, o recuo na taxa de inflação se deve à queda das tarifas de energia elétrica no último mês. Com o resultado de novembro, a inflação acumulada em 12 meses foi de 4,50% na faixa de renda alta e de 5,05% na faixa de renda muito baixa.
O estudo ainda apontou uma desaceleração no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), reduzindo de 0,56% em Outubro para 0,39% em Novembro. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 4,87% em novembro.
O indicador do Ipea separa por seis faixas de renda familiar as variações de preços medidas pelo IPCA. Os grupos vão desde uma renda familiar menor que R$2.105,99 por mês, no caso da faixa com renda muito baixa, até uma renda mensal familiar acima de R$21.059,92, no caso da renda mais alta.
Com informações da Agência Estadão
*Estagiário sob supervisão do editor João Renato Faria