Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Inflação tem redução em novembro, mesmo com alta dos alimentos, aponta Ipea
Imagem: Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Inflação tem redução em novembro, mesmo com alta dos alimentos, aponta Ipea

Dados do Ipea apontam queda em razão da redução no custo de energia elétrica


Por Otávio Rezende*

A inflação no Brasil teve uma redução para as famílias de baixa renda este mês. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta segunda-feira (16/12), que a inflação teve uma alta de apenas 0,26% para as famílias mais pobres, em comparação com o aumento de 0,75% em Outubro.

Mesmo com a alta no preço dos alimentos, o recuo na taxa de inflação se deve à queda das tarifas de energia elétrica no último mês. Com o resultado de novembro, a inflação acumulada em 12 meses foi de 4,50% na faixa de renda alta e de 5,05% na faixa de renda muito baixa.

O estudo ainda apontou uma desaceleração no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), reduzindo de 0,56% em Outubro para 0,39% em Novembro. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 4,87% em novembro.

O indicador do Ipea separa por seis faixas de renda familiar as variações de preços medidas pelo IPCA. Os grupos vão desde uma renda familiar menor que R$2.105,99 por mês, no caso da faixa com renda muito baixa, até uma renda mensal familiar acima de R$21.059,92, no caso da renda mais alta.

Com informações da Agência Estadão

*Estagiário sob supervisão do editor João Renato Faria

Colunistas

Carregando...


Saiba mais