Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Inmetro encontra 34 mil itens escolares irregulares durante operação Aulas Seguras
Imagem: Inmetro/Divulgação

Inmetro encontra 34 mil itens escolares irregulares durante operação Aulas Seguras

Ação aconteceu em todos os estados brasileiros


Por João Henrique do Vale

Ação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) flagrou mais de 34 mil produtos escolares irregulares em comércios de todo o Brasil. A operação Aulas Seguras aconteceu entre 8 e 12 de janeiro em todos os estados brasileiros.

Ao todo, foram fiscalizados 350.559 itens, sendo 34.058 produtos reprovados por irregularidades, sem o selo do Inmetro e informações obrigatórias, como a marca do produto ou razão social.

Durante a operação, foram visitados 2.727 estabelecimentos comerciais, entre livrarias e papelarias. Canetas esferográficas e roller, borrachas, apontadores e lápis (preto ou grafite) foram os itens com maior número de irregularidades.

O órgão recomenda que o consumidor observe se o produto tem o selo de identificação do Inmetro. Essa certificação demonstra que o produto passou por testes e foi avaliado para evitar possíveis acidentes, como por exemplo, com bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.

O consumidor que encontrar produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal deve denunciar à Ouvidoria no telefone 0800 285 1818.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais