Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Ministro de Minas e Energia participa de reunião para incluir Ceasas na Política Nacional de Abastecimento
Imagem: Júnior de Castro/ Rede 98

Ministro de Minas e Energia participa de reunião para incluir Ceasas na Política Nacional de Abastecimento

Encontro foi realizado no Auditório do Edifício Minas Bolsa da CeasaMinas, em Contagem


Por Júnior de Castro

O governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pretende incluir as Ceasas do país na elaboração da Política Nacional de Abastecimento. O convite aos gestores dos entrepostos tem sido realizado durante ações da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), realizadas entre os dias 6 e 8 de julho no entreposto de Contagem da CeasaMinas. 

A Política Nacional de Abastecimento objetiva apontar novas diretrizes para o abastecimento alimentar no país, em sintonia com o combate à fome, uma das principais metas do governo federal.

No encontro realizado nesta sexta-feira (7), na CeasaMinas, em Contagem, estiveram presentes membros da Abracen e da BR-Brastece, entidade que representa os comerciantes em entrepostos de abastecimento, além do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

De acordo com Silveira, é imprescindível a adesão das Ceasas à nova Política Nacional de Abastecimento. “Essas entidades são os grandes centros e pulmões de abastecimento nos estados. São órgãos que têm capilaridade municipal, porque recebem não só os grandes, mas também os pequenos e médios produtores e, portanto, na questão alimentar as Ceasas são estratégicas”, explicou. 

O Ministro ainda reiterou as políticas governamentais de combate à fome e o incentivo à agricultura familiar. “A importância das Ceasas foi reconhecida pelo presidente Lula, por isso ele lançou, no Plano Safra, o maior programa da história de incentivo à agricultura familiar. Foram investidos R$77 bilhões e nós vamos fortalecer a questão do abastecimento para combater à fome e à miséria”, concluiu. 

Vale lembrar que a CeasaMinas e a Ceasa de São Paulo (Ceagesp), que são as duas únicas centrais de abastecimento vinculadas ao governo federal, já têm trabalhado conjuntamente para contribuir com a Política Nacional de Abastecimento do governo federal. O marco inicial foi a assinatura de um termo de cooperação técnica em junho deste ano, em São Paulo. A cooperação visa construir ações conjuntas ligadas à qualidade comercial dos produtos, aos serviços ofertados aos usuários e à segurança alimentar e nutricional.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais