Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. “Na época havia um descrédito grande em relação ao Plano Real”, disse coordenadora da série ‘A Moeda que Vingou’
Imagem: Reprodução / A Moeda que Vingou

“Na época havia um descrédito grande em relação ao Plano Real”, disse coordenadora da série ‘A Moeda que Vingou’

Giuliana Napolitano foi a convidada do 98 Talks desta segunda-feira (1)


Por Mateus Liberato

Após 30 anos da criação do Plano Real, a inflação acumulada no período foi de 708% de acordo com a calculadora do Banco Central (BC). Inclusive, a criação da moeda foi uma tentativa de frear a inflação da economia brasileira, que sofria com juros de 80% ao mês. Vale ressaltar que o valor de R$ 1 em 1994 equivale a mais de R$ 8 atualmente.

Para celebrar as três décadas do Plano Real, comemorado nesta segunda-feira (1), o 98 Talks conversou com Giuliana Napolitano, diretora executiva do Brazil Journal e coordenadora da série “A Moeda que Vingou”.

Giuliana disse que na época havia um descrédito grande em relação ao Plano Real, devido às várias tentativas frustradas por parte do governo em criar uma nova moeda.

“O Plano Real é um marco na história brasileira e na economia brasileira. Fazendo esse documentário, eu relembrei muitas histórias que eu já tinha me esquecido, apesar de ter vivido a época de inflação alta. Na época, me lembro que havia um descrédito muito grande. Tínhamos passado por vários planos de estabilização feitos às pressas e na força bruta. Aliás, muita força e pouca inteligência. E todos eles tinham dado errado. Muitos se lembram do Plano Cruzado, Plano Collor, etc. Então, quando veio o Plano Real, havia um descrédito enorme. Só que ele deu certo”, ressaltou Giuliana.

“Quando o Plano Real começou a dar certo, isso provocou uma transformação incrível na economia e nós mostramos no documentário essa transformação por meio das histórias dos consumidores e também como as empresas e bancos tiveram que mudar para se adaptarem ao ambiente dê estabilidade”, completou a coordenadora da série.

Assista a entrevista na íntegra por meio do nosso canal 98 Live, no YouTube.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais