A Receita Federal liberou, a partir das 10h desta segunda-feira (23), a consulta ao último dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023. Vale lembrar que o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
No total, mais de 511 mil contribuintes receberão pouco mais de 1 bilhão de reais. Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.
O lote atual conta ainda com a inclusão de aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 30 de setembro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.